Máscara Encena apresenta
BANDO
O que você contaria, em uma carta destinada ao passado ou ao futuro, sobre as enchentes de 2024?
Em breve, um BANDO de pombos-correio sobrevoará Porto Alegre, trazendo mensagens de um tempo distante. Essa revoada será parte de um cortejo pelas ruas da cidade, onde será possível observar de perto o ritual de entrega das correspondências para os transeuntes. Dentro das suas pequenas sacolas, os pombos carregam cartas que rompem as barreiras do tempo, trazendo histórias de vidas do passado. Esta é a sua oportunidade única de participar, escrevendo uma carta que será enviada ao futuro ou ao passado, compartilhando relatos de pessoas afetadas pelas enchentes do RS.
Escreva o seu relato - passado ou futuro
Uma carta para o passado:
Imagine algo que gostaria de contar a alguém que também tenha passado pela enchente de 2024 ou pela de 1941. Escreva algumas linhas partilhando a tua experiência e como esses eventos se conectam.
Uma carta para o futuro:
Pense em algo que você gostaria de contar a uma pessoa que não vivenciou a enchente de 2024 e de 1941. Alguém que vive em um futuro distante onde o mundo é completamente diferente desse em que vivemos? Como é esse mundo? O que você compartilharia com essa pessoa? O que você visualiza para o nosso futuro.
Prazo para envio da carta: 27 de outubro
Performance BANDO
DATA: 03 de novembro de 2024
Horário: 15h
Local: Parque da Redenção (Av. Osvaldo Aranha
esquina Rua Fernandes Vieira, Farroupilha)
Gênero: Performance Urbana
Duração: 60 minutos
Mais informações sobre o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre acesse:
SOBRE O PROJETO
BANDO é o mais recente projeto do grupo Máscara EnCena, dirigido por Maurício Casiraghi.
Em formato de cortejo, a performance BANDO percorrerá espaços públicos de Porto Alegre, trazendo ao público uma nova pesquisa com máscaras que evocam a figura dos pombos-correio, seres simbólicos que atravessam o tempo. Durante o percurso, os artistas entregarão cartas coletadas através deste site, endereçadas tanto ao futuro quanto ao passado.
As cartas, que relatam vivências nas históricas enchentes de 1941 e 2024 no Rio Grande do Sul, trazem à tona memórias de tragédias, alegrias, sonhos e experiências. Cada carta será entregue durante a performance, servindo como um elo entre subjetividades desconhecidas e como inspiração para a construção da narrativa artística da intervenção.
BANDO resgata a figura do pombo-correio como uma ponte simbólica entre o mundo real e o ficcional, conectando o presente com o futuro. Na sua primeira edição, em 2021, o projeto coletou relatos de vida durante a pandemia de Covid-19, oferecendo uma plataforma para compartilhar experiências íntimas e coletivas.
FICHA TÉCNICA
Direção: Mauricio Casiraghi
Concepção e Dramaturgia: Máscara EnCena e Mauricio Casiraghi
Elenco: Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa
Máscaras: Fábio Cuelli
Figurino: Liane Venturella
Trilha Sonora: Caio Amon
Coreografia: Camila Vergara
Coordenação de Produção e Comunicação: Mariana Rosa
Administração: Camila Vergara
Web Design: EROICA conteúdo e Suzana Witt
Produção e Realização: Máscara EnCena