seg., 03 de abr.
|Zona Cultural
Oficina de Montagem | máscara expressivas
Pela primeira vez, desde o surgimento do grupo em 2014, seus integrantes irão ministrar um curso de montagem com a duração de 03 meses, resultando em um espetáculo com 02 apresentações para o público.
Horário e local
03 de abr. de 2023, 19:00 – 09 de jul. de 2023, 21:30
Zona Cultural, Av. Alberto Bins, 900 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90030-141, Brasil
Sobre o evento
Sinopse: O grupo Máscara EnCena lança uma proposta inédita: pela primeira vez, desde o surgimento do grupo em 2014, seus integrantes irão ministrar um curso de montagem com a duração de 03 meses, resultando em um espetáculo com 02 apresentações para o público. Entre os meses de abril a julho, os participantes da oficina terão acesso à metodologia de ensino e criação do grupo no desenvolvimento da encenação, que envolve as etapas de estudos do corpo, atuação com a máscara inteira expressiva, concepção do espetáculo e apresentação da montagem cênica.
Conteúdo Programático:
Princípios pré-expressivos de atuação:
- Escuta, percepção corporal e presença cênica.
- Estados corporais: linhas indicativas da musculatura, níveis de tensão muscular, energias físicas de Arthur Lessac e elementos da natureza.
- Práticas de movimento, incluindo princípios de dança contemporânea e do teatro de formas animadas.
Atuação com a máscara (máscaras básicas e máscaras expressivas inteiras), incluindo:
- Princípios básicos de atuação com a máscara: respiração, foco, interesse, ação, reação e triangulação.
- Práticas de improvisação entre duas ou mais máscaras.
- Criação dramatúrgica com a máscara expressiva inteira humanizada.
- Relação com os elementos da cena: objetos cênicos, figurino, cenografia, iluminação, trilha sonora e sonoplastia.
Ministrantes: Alexandre Borin, Camila Vergara e Fábio Cuelli
Público Alvo: Artistas e estudantes de artes cênicas (teatro, dança, circo) e interessados em geral. Não é necessário ter experiência com teatro ou máscaras teatrais.
Faixa Etária: A partir de 18 anos.
Informações Práticas:
Data: Segundas e Quartas-Feiras (abril a julho) + 02 apresentações (08 e 09 de julho)
Horário: 19h - 21h30 (duração por aula 2h30)
Carga-Horária total: 85 h/aula
Local: Zona Cultural - Avenida Alberto Bins, 900, Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Calendário Completo:
Abril: 03, 05, 10, 12, 17, 19, 24, 26 (segundas e quartas)
Maio: 01, 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31 (segundas e quartas)
Junho: 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26, 28 (segundas e quartas)
Julho: 03, 05, 07 (ensaio geral) 08 e 09 (apresentações)
Saiba mais sobre os ministrantes:
Alexandre Borin: É ator, graduado, mestre e doutorando em Teatro pela UFRGS. É cofundador do grupo Máscara EnCena. Iniciou sua formação artística em 2007 com o diretor Irion Nolasco. Dentre os principais trabalhos estão: Yvonne, princesa da Borgonha (2008), A Serpente (2009), Noite de Walpurgis (2011), A Serpentina ou Meu Amigo Nelson (indicado a Melhor Ator no Prêmio Açorianos de Teatro - categoria Revelação, 2012); Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? (Indicado a Melhor Ator no Prêmio Açorianos de Teatro - 2013), Estranho Cavaleiro (Indicado a Melhor Ator Coadjuvante no Açorianos de Teatro - 2013), Imobilhados (2017) e 2068 (2019). Trabalhou com diretores de expressiva atuação artística, como Irion Nolasco, Evelise Mendes e Liane Venturella. Estudou com Raquel Sokolowicz (Argentina), Cia Familie Flöz (Alemanha) e com Tiche Vianna (Barracão Teatro – SP), com foco no aperfeiçoamento da interpretação teatral.
Camila Vergara: É atriz-bailarina, professora, diretora e produtora cultural. Iniciou sua formação em dança quando criança no ballet clássico e desde 2010, vem dedicando-se ao estudo do movimento na dança contemporânea e no teatro. Formada pela UFRGS em Teatro-Licenciatura (2016) e pelo TEPA - Curso Profissionalizante de Atores (2011), atualmente está cursando Mestrado no PPGAC UFRGS, com tema de pesquisa em dança. É cofundadora do grupo Máscara EnCena (Brasil), no qual atua como atriz e diretora de produção, destacando-se os premiados espetáculos Imobilhados (2017) e 2068 (2019), com direção de Liane Venturella. É idealizadora e professora no projeto de ensino Suculentas, no qual desenvolve aulas regulares e oficinas de dança, desde 2020. Em sua formação complementar constam importantes nomes como: Daniela Carmona, Tiche Vianna, Eva Schul, Serge Nicolaï (Théâtre du Soleil), Philippe Gaulier, Roberta Carreri (Odin Teatret), Lisi Estarás (Les Ballets C de la B), Shamel Pitts (Gaga Dance) e Hajo Schüler (Familie Flöz). Suas mais recentes criações foram direção de movimento e preparação corporal para o espetáculo Água Redonda e Comprida (2022) e performance e coreografia para o videodança Piano-Soleil (2023), dirigido por Caio Amon.
Fábio Cuelli: É ator, professor de teatro, diretor e mascareiro. Graduado em Teatro - Licenciatura e mestrando no PPGAC, ambos na UFRGS. É cofundador do grupo Máscara EnCena, onde atua nos espetáculos Imobilhados (2017) e 2068 (2019), ambos com direção de Liane Venturella e a performance BANDO com direção de Maurício Casiraghi. Em sua formação complementar consta a realização do Master in Commedia dell’Arte na Accademia Teatrale Carlo Goldoni: Scuola di Teatro a Venezia (Itália) e a residência artística Sommer Akademie com a Cia Familie Flöz (Alemanha), onde pesquisou o uso e a confecção da máscara inteira humana. Aperfeiçoou os estudos em confecção de máscaras com Alfredo Iriarte (Uruguai). Realizou cursos de estudos de distintas máscaras com Daniela Carmona, Tiche Vianna e Ésio Magalhães (Barracão – Campinas), Raquel Sokolowicz (Argentina), Adriano Iurissevich (Itália). Trabalha como ator nos espetáculos Travessia – uma commedia trágica (direção de Adriano Iurissevich), Passagem para Dois (direção de Tiche Vianna – Barracão Teatro), Movimentos Sobre Rodas Paradas e O Gordo, O Magro e o Muro (Cia In.Co.Mo.De-Te de Teatro). Na confecção de máscaras, dedica-se na direção de criação e realização de máscaras pedagógicas e de espetáculo para grupos, companhias e escolas profissionalizantes de teatro nas cidades de Porto Alegre, Montenegro, Rio de Janeiro, Campinas e Manaus. É professor no curso profissionalizante de Teatro da Escola Tem Gente Teatrando desde 2017, onde orienta disciplinas de teoria e prática teatral e orienta os monólogos de conclusão do curso.
VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO:
Valor Inscrição: R$ 1.350,00
Formas de Pagamento: Cartão de Crédito (em até 5x sem juros), Boleto Bancário ou PIX.
POLÍTICA DE DESISTÊNCIA E REEMBOLSO:
Não há devolução do valor pago, salvo se a vaga for preenchida por outra pessoa. Exceção para casos graves de saúde.
Qualquer dúvida é só escrever para o e-mail: mascaraencena@gmail.com com o assunto "Oficina de Montagem".