top of page

dom., 05 de fev.

|

Vale Arvoredo (Morro Reuter | RS)

VI Territórios da Máscara com ÉSIO MAGALHÃES (SP)

Vem aí a 6º edição da Residência Artística Territórios da Máscara a realizar-se em fevereiro de 2023. Para a retomada deste evento, convidamos o grande palhaço e ator Ésio Magalhães.

Período de Inscrições: 05 a 28 de outubro de 2022.
Ver outros eventos
VI Territórios da Máscara com ÉSIO MAGALHÃES (SP)
VI Territórios da Máscara com ÉSIO MAGALHÃES (SP)

Horário e local

05 de fev. de 2023, 07:00 – 12 de fev. de 2023, 07:00

Vale Arvoredo (Morro Reuter | RS), Estr. São José Santa Maria do Herval, 2-2140, Morro Reuter - RS, 93990-000, Brasil

Sobre o evento

Para a VI Edição do Territórios da Máscara, a realizar-se em fevereiro de 2023, o grupo Máscara EnCena convida o ator e palhaço Ésio Magalhães como ministrante. Ésio é cofundador do Barracão Teatro de Campinas, referência artística do grupo Máscara EnCena e uma das companhias teatrais mais notáveis da atualidade. Realizar essa edição representa uma celebração à retomada da residência depois de dois anos com as atividades interrompidas devido à pandemia do Covid-19. Além disso, representa uma importante troca cultural entre o grupo Máscara EnCena e o Barracão Teatro, iniciada com a vinda de Tiche Vianna na 3º edição do Territórios da Máscara. 

Pela primeira vez no Territórios da Máscara teremos o palhaço como objeto de estudo. Ao longo dos sete dias de residência, os participantes serão convidados a entrar no universo do palhaço, através do prazer e do risco do jogo, e terão contato com a menor máscara do mundo: o nariz vermelho. "O palhaço, o que é?" O universo do palhaço será abordado com foco na relação Branco-Augusto e no seu encontro com o público. É um trabalho prático no qual, através de exercícios, jogos e demonstrações o tema será tratado de forma vivencial, propondo aos participantes que entrem em contato com o seu ridículo através da relação com o desejo e o poder.

O QUÊ É O TERRITÓRIOS DA MÁSCARA? 

O Territórios da Máscara é uma residência artística anual, idealizada pelo grupo Máscara Encena, realizada no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, no município de Morro Reuter (RS), desde 2016. Localizado em meio a mata nativa, o Vale Arvoredo oferece uma estrutura confortável e apropriada para a realização de imersões artísticas, com alojamento e espaço próprios para o trabalho criativo. Compartilhar experiências artísticas, combinando processo criativo em meio a natureza preservada, é a combinação proposta pela residência Territórios da Máscara, que proporciona uma imersão profunda de trabalho artístico e pedagógico em diferentes linhas de atuação com a máscara. O objetivo da residência dialoga com este espaço: intensificar e fortalecer os encontros humanos e criativos através da máscara no trabalho de interpretação e direção teatral.  Saiba mais sobre o Territórios da Máscara clicando aqui

QUEM É ÉSIO MAGALHÃES?

Esio Magalhães: Palhaço Zabobrim. Sócio fundador do BARRACÃO TEATRO, espaço de investigação e criação artística, onde pesquisa a linguagem da máscara e o trabalho do ator como meio da expressão teatral, em parceria com Tiche Vianna. Foi integrante do grupo Doutores da Alegria, organização que leva a arte do palhaço para Hospitais. Tem apresentado os espetáculos do repertório do Barracão Teatro: “A Julieta e o Romeu”, “O Pintor”, “Circo do Só Êu”, “WWW para Freedom”, “Encruzilhados entre a barbárie e o sonho”, “Diário Baldio”, “Amor te Espero”, “Zabobrim, o rei vagabundo”, “DesTino” “Circo Misterium” e “Nau Frágil”. Atuou com o palhaço Leris Colombaioni, no espetáculo “Um giro nel cielo” e no “Circo Ercolino”, na Itália. Ministra cursos de formação linguagens de máscara, palhaço e teatro de rua. Foi indicado ao Prêmio Shell 2007 e ao 1° Prêmio da Revista Quem como melhor ator pelo espetáculo “A Julieta e o Romeu”. Em 2008, foi novamente indicado ao Prêmio Shell 2008 como melhor ator pelo espetáculo “ENCRUZILHADOS entre a barbárie e o sonho”. Em 2008, atuou nas telenovelas na TV Cultura, programa DIRECÕES: “Uma escada para a lua” direção de Bete Dorgam e “Vou-me” direção de Georgette Fadel. De 2011 a 2013 foi professor convidado da SP Escola de Teatro para lecionar no curso de Humor. Foi indicado ao Prêmio da APCA, categoria melhor ator, pelo espetáculo “WWW para Freedom”. Contemplado com o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, como ator coadjuvante no espetáculo “Dragão de Fogo”, em 2017.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

PERÍODO: 05 a 11 de fevereiro de 2022

DURAÇÃO: 7 dias • CARGA HORÁRIA: 35 horas/aula

LOCAL: Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo 

ESTADIA E ALIMENTAÇÃO: A estadia se dará em alojamento, com camas individuais, adequado para receber confortavelmente todos alunos. A alimentação será produzida por equipe responsável e oferecerá café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Opção de cardápio para vegetarianos, veganos e pessoas com restrições alimentares em geral. 

INSCRIÇÕES: 

Período de inscrições: 05/10 a 28/10 

Resultado da Seleção: 31/10 

Critérios de Seleção: A seleção será realizada pelo grupo Máscara EnCena levando em consideração a experiência artística e a carta de intenção bem como critérios de representatividade social. 

Vagas: 10 

ORÇAMENTO: 

O valor para toda residência inclui, além do curso: transporte de ida e volta ao Vale Arvoredo (saindo de Porto Alegre), estadia e alimentação (3 refeições por dia). 

Pagamento à vista: R$ 2.100,00

Pagamento parcelado 4x: R$ 550,00 (nov, dez, jan, fev).

Qualquer dúvida estamos à disposição através do e-mail: mascaraencena@gmail.com ou através do Whats: 51 995195589 (Camila). 

Compartilhe este evento

bottom of page